top of page
50.jpg

Síndrome plurimetabólica

Conheça os critérios para esse diagnóstico

173.jpg

Conheça as causas da síndrome plurimetabólica, também conhecida como síndrome X, tratamentos e fatores de risco

Você sabe o que é a síndrome plurimetabólica? Também conhecida como síndrome multimetabólica ou síndrome X, é um termo cunhado para descrever uma combinação de distúrbios metabólicos.

 

O que é a síndrome metabólica?

É quando existe a presença conjunta dessas condições:

  • Hipertensão arterial;

  • Diabetes e pré-diabetes;

  • Aumento  da circunferência abdominal;

  • Aumento dos triglicerídeos e colesterol.

s2.jpg

Obesidade

Resistência insulínica

Esteatose hepática

Sedentarismo

Apneia do sono

Idade (o envelhecimento facilita seu desenvolvimento)

Acúmulo de gordura ao redor do abdome

Síndrome do Ovário Policístico

Níveis altos de açúcar no sangue ou pré-diabetes

Níveis altos de colesterol e triglicerídios

Fatores de risco para a síndrome plurimetabólica

A síndrome metabólica é um termo médico usado para descrever a presença de vários  distúrbios metabólicos que aumentam as chances do desenvolvimento de doenças cardiovasculares como infarto e AVC.

 

Fatores de risco individuais que podem promover a síndrome metabólica:

6.jpg

Tipos de corpo e a síndrome plurimetabólica

O tipo de corpo da pessoa com síndrome metabólica costuma ser em formato de maçã (com acúmulo de gordura na região do abdome e cintura maior). A gordura abdominal, particularmente, é um fator de risco para diversas condições do metabolismo, como o aumento do risco cardiovascular e do desenvolvimento do diabetes tipo 2.

Quais são os sintomas e sinais da síndrome plurimetabólica?

A síndrome plurimetabólica em si não tem sintomas, os sintomas que ocorrem são os das condições que compõem essa condição, como, por exemplo, no caso do aumento dos níveis de açúcar no sangue, a visão embaçada; em hipertensos a dor de cabeça localizada na nuca e, é claro, o aumento da circunferência abdominal que costuma ser comum à maioria das síndromes metabólicas.

7.jpg
Manutenção do peso

Ter um peso equilibrado evita a maioria das condições que são fatores de risco para a síndrome plurimetabólica, desde o aumento da glicemia até a apneia do sono.

Prática regular de atividade física

Ajuda a controlar o peso, melhora a sensibilidade à insulina e regula a saúde cardiovascular.

Manter uma alimentação saudável

Opte por uma dieta rica em frutas, vegetais, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis. Evite alimentos processados, ricos em açúcares, gorduras saturadas e gorduras trans.

Controle da pressão arterial

A hipertensão arterial é um fator de risco importante para a síndrome plurimetabólica. Monitore regularmente sua pressão arterial e, se estiver elevada, siga as orientações médicas para controlá-la.

Gerencie o estresse

O estresse crônico pode afetar negativamente o metabolismo. Encontre maneiras saudáveis de lidar com o estresse, como meditação, exercícios de relaxamento, atividade física ou qualquer outra prática que ajude a manter sua saúde mental em dia.

Cuide do seu sono

A falta e/ou má qualidade do sono causam alterações negativas, aumenta a inflamação do corpo, interfere no metabolismo ao desregular hormônios como o cortisol, GH, leptina,  e está associada ao risco para o diabetes tipo 2.

Faça check-ups regulares

Não deixe de fazer o rastreamento de rotina para monitorar sua saúde metabólica por meio de exames de sangue que possam averiguar os níveis de glicose, colesterol, triglicerídeos e equilíbrio hormonal.

É possível prevenir a síndrome plurimetabólica

A prevenção acontece ao evitar as condições que, concomitantes, caracterizam o que chamamos de síndrome plurimetabólica ou síndrome multimetabólica:

5.jpg

O tratamento das causas adjacentes pode ser feito de maneira mais conservadora, com medicações e mudança de hábitos ou com o auxílio da cirurgia metabólica, popularmente conhecida como cirurgia bariátrica.

 

O suporte do seu médico nesse processo é essencial para o sucesso do tratamento, afinal, não é sobre tratar uma doença, mas, sim, transformar vidas, manter a saúde de cada pessoa e sua capacidade de viver com qualidade para realizar seus sonhos.

Para tratar a síndrome plurimetabólica é preciso atacar as outras síndromes que formam essa doença por meio de uma abordagem multidisciplinar que envolve:

 

  • Tratamento médico;

  • Mudança do estilo de vida;

  • Perda e manutenção do peso.

Tratamento da síndrome plurimetabólica
Tratamento da síndrome plurimetabólica
bottom of page